Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Gaylussacia caparoensis Sleumer EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 30-08-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Eduardo Pinheiro Fernandez

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Gaylussacia caparoensis é endêmica dos Campos de Altitude da Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Apresenta distribuição muito restrita (AOO=20 Km²; EOO=355,81 Km²). Mesmo ocorrendo dentro dos limites do Parque Nacional do Caparaó (SNUC), as subpopulações desta espécie se encontram fragilizadas pelos intensos incêndios que incidem sobre os Campos de Altitudes em que ocorre, sendo considerada uma situação de ameaça direta; para ilustrar o panorama, em apenas um mês do ano de 2001, cerca de 485 focos de incêndio foram detectados na área da unidade e municípios adjascentes, evidenciando a grande intensidade com que esses eventos ocorrem. Mesmo com um plano de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), este ainda não foi efetivamente implementado e a proteção integral oferecida pelo Parque Nacional do Caparaó (SNUC) não impede a incidência de eventos de ameaça. Por esses motivos, G. caparoensis foi considerada "Em Perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Gaylussacia caparoensis Sleumer;

Família: Ericaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Espécie endêmica do Brasil, de ocorrência em Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo (Kinoshita; Romão, 2012).

Ecologia

Subarbusto a arbusto, terrícola (Kinoshita; Romão, 2012). Espécies da família Ericaceae apresentam, geralmente, flores bissexuadas (Rapini, 2004).

Ameaças

1.7 Fire
Detalhes Em setembro de 2001 foram detectados 485 focos de incêncios no Parque Nacional do Caparaó (SNUC) e 10 municípios adjacentes, destruindo a floresta nativa e áreas de pastagem. Em 2000 a área de queimadas aumentou 40% em relação ao ano anterior. Mesmo assim na região aumentaram tanto o número de licenças para plantação de cana-de-açúcar e pastagem, como o número de multas por queimadas ilegais (CEPF, 2001).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Deficiente de Dados" (DD) na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

4.4.3 Management
Situação: on going
Observações: O Ministério do Meio Ambiente desenvolveu o Plano de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais do PARNA Caparaó e seu Entorno, com o intuito de prevenir a ocorrência de incêndios no Parque (Fonseca et al., 2006).

Referências

- KINOSHITA, L. S.; ROMÃO, G. O. Ericaceae in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB007484>. Acesso em: 04 de Julho de 2012.

- RAPINI, A. Embriófitas, Material Didático, 2004.

- FONSECA, E. J. M.; BEZERRA, E. F.; PENA, C. F. A. DE ET AL. Plano de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais do PARNA Caparaó e seu Entorno, 2006.

- CRITICAL ECOSYSTEM PARTNERSHIP FUND - CEPF. Mata atlântica hotspot de biodiversidade. , p. 29, 2001.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Gaylussacia caparoensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Gaylussacia caparoensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 30/08/2012 - 13:48:11